segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Oficina de extensão "A poética do livro de artista"

O Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da UDESC promove a oficina teórico-prática A poética do livro de artista, ministrada pela artista visual Márcia Sousa. Aberta à comunidade, a oficina é dirigida a artistas visuais e estudantes de arte. As aulas serão ministradas sempre às quartas-feiras pela manhã, com início em 29 de setembro e final previsto para 24 de novembro de 2010.

Há um amplo espectro de objetos poéticos que podem ser denominados livros de artista. Uma das concepções mais aceitas e difundidas é a de trabalhos artísticos concebidos levando-se em conta a conformação espaço-temporal característica do livro. Os aspectos constitutivos da forma escolhida funcionam, assim, como espaços ativos para a construção da obra. A estrutura física do livro, portanto, torna-se parte integrante do processo poético. Na contemporaneidade, o livro de artista tem sido elemento integrante no processo criativo de muitos artistas, e apresenta-se como fértil terreno para experimentações poéticas.


Nesta oficina pretende-se abrir um campo de possibilidades para que os alunos desenvolvam projetos artísticos em livro, a partir de discussões teóricas a respeito do livro como proposição artística e do compartilhamento de um espaço coletivo de interlocução e produção. Será proposto que os alunos pousem um olhar poético sobre a forma livro, que pensem no livro a partir de seu interior e suas especificidades estruturais e conceituais.
Devido ao restrito número de vagas, haverá uma seleção a partir das pré-inscrições enviadas para o e-mail livro_de_artista@yahoo.com.br.

A oficina será ministrada por Márcia Sousa, artista visual e pesquisadora, formada em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, no qual desenvolveu o projeto de pesquisa O livro de artista como lugar tátil.

Serviço
O quê: Oficina de extensão “A poética do livro de artista”
Onde: Centro de Artes da UDESC, atelier de gravura, prédio de Artes Visuais.
Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi. Florianópolis, SC.
Quando: quartas-feiras, das 9 às 12h. Início em 29 de setembro, final previsto para 24 de novembro de 2010.
Carga horária: 30 horas
Pré-inscrições até 25/09/2010, pelo e-mail livro_de_artista@yahoo.com.br
Divulgação da lista de selecionados: 27/03/2010
Vagas disponíveis: 12
Atividade gratuita


Nenhum comentário: