terça-feira, 6 de outubro de 2009

Seminário Perspectivas do Livro de Artista - UFMG


16 a 20 de novembro de 2009
Auditório da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais

Promoção: Programa de Pós-graduação em Artes/EBA/UFMG


O Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG promoverá de 16 a 20 de novembro de 2009 a “Semana do Livro de Artista”, composta por eventos dedicados a discutir e difundir o “livro de artista” e seus desdobramentos na contemporaneidade.

Haverá o ciclo de palestras e mesas redondas “Perspectivas do Livro de Artista”, realizadas na EBA/UFMG, com a participação de artistas, pesquisadores e professores nacionais e internacionais, além da exposição “Livro/Obra”, na Biblioteca Universitária da UFMG, onde serão mostrados livros produzidos por alguns participantes da “Semana”, externos a UFMG, além de professores e alunos da EBA.

Está sendo criada uma coleção especial de livros de artista na Biblioteca da Escola de Belas Artes, cujo acervo será composto, a princípio, por doações feitas por artistas. Será a primeira coleção, no gênero, no país, a ser abrigada por uma biblioteca universitária e espera-se que ela venha a se tornar uma referência na área.

Está previsto ainda um desdobramento da “Semana do Livro de Artista”, em março de 2010, com a realização de uma exposição no Museu de Arte da Pampulha, acompanhada de mesa redonda sobre o tema.

O projeto, como um todo, tem como principal objetivo dar visibilidade ao tema “livros de artista”, através de uma reflexão sobre a produção nacional e alguns aspectos da produção internacional desse gênero na atualidade, reunindo artistas, professores e pesquisadores que através de debates e palestras, poderão apontar também suas tendências e perspectivas. Espera-se, com isso, fomentar a discussão sobre uma linguagem artística que vem se expandindo muito nas últimas décadas, e através da qual vários artistas têm desenvolvido suas poéticas.


Inscrição

Para se inscrever, envie e-mail para seminariolivrodeartista@gmail.com, informando o seu nome completo.


Programação


16/11 (segunda-feira)

10:30 às 12:00 h Palestra: “Livros de Artista Hoje” – Brad Freeman (Chicago/EUA)

14:00 às 15:00 h Palestra: “A crítica e o livro de artista” – Paulo Silveira (Porto Alegre/RS)

16:00 às 17:30 h Mesa-redonda: Arte e Política

Paulo Bruscky (Recife/PE)
Felipe Ehrenberg (São Paulo/SP)
Mediadora: Profa. Dra. Maria Angélica Melendi (EBA/UFMG)


17/11 (terça-feira)

9:00 às 12:00 h Palestra: “A arte de viver de arte” – Felipe Ehrenberg (São Paulo/SP)

14:00 às 15:00 h Palestra: “Arte, arquivo e utopia” – Paulo Bruscky (Recife/PE)

16:00 às 17:30 h Mesa-redonda: Livro-poema e a poesia visual nos livros de artista

Neide Dias Sá (Rio de Janeiro/RJ)
João Bandeira (São Paulo/SP)
Mediadora: Profa. Dra. Vera Casa Nova (FALE/UFMG)


18/11 (quarta-feira)

9:00 às 10:30 h Palestra: “O Signo Infantil em Livros de Artista” – Amir Brito Cadôr (EBA/UFMG)

10:30 às 12:00 h Palestra: “O livro de artista e o paratexto” – Daisy Turrer (EBA/UFMG)

14:00 às 15:00 h Palestra: “Palavra e imagem em Livros de Artista” – Maria do Carmo Freitas (EBA/UFMG)

16:00 às 17:30 h Mesa-redonda: O livro de artista e o museu

Bernadette Maria Panek (Curitiba/PR)
Mabe Bethônico (EBA/UFMG)
Mediadora: Profa. Dra. Márcia Arbex (FALE/UFMG)


19/11 (quinta-feira)

9:00 às 12:00 h Palestra: “Offset” – Brad Freeman (Chicago/EUA)

14:00 às 15:00h Palestra: “Gestualidade e Performance no Livro de Artista” – Martha Hellion (México/DF)

16:00 às 17:30 h Mesa-redonda: A narrativa nos livros de artista

Helio Fervenza (Porto Alegre/RS)
Edith Derdyk (São Paulo/SP)
Mediadora: Profa. Dra. Maria do Carmo de Freitas Veneroso (EBA/UFMG)


20/11 (sexta-feira)

9:00 às 10:30 h Palestra: “Ruídos, Imagens & Outras Gráficas na Construção do Livro de Artista” – Marcelo Drummond (EBA/UFMG)

10:30 às 12:00 h Palestra: “Os livros de Wlademir Dias Pino” – Angelo Mazzuchelli (EBA/UFMG)

14:00 às 15:00 h Palestra: “Entre ser um e ser mil: o livro-objeto como possibilidade poética” - Edith Derdyk (São Paulo/SP)

16:00 às 17:30 h Mesa-redonda: Livros de Artista em edições

Paulo Silveira (Porto Alegre/RS)
Martha Hellion (México/DF)
Brad Freeman (Chicago/EUA)
Mediador: Amir Brito Cadôr (EBA/UFMG)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Inícios do livro de artista no Brasil

Esse é o subtítulo de um artigo que publiquei recentemente, e que apresentei no 18o. Encontro da ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas), ocorrido entre os dias 22 e 25 de setembro, em Salvador, Bahia.

O título completo é: Poesia concreta, experiências neoconcretas e os inícios do livro de artista no Brasil.

Quem tiver interesse, pode acessá-lo aqui em formato PDF.

Resumo
Este artigo trata dos inícios do livro de artista no Brasil, a partir de uma nova concepção de livro construída pelos poetas concretos entre as décadas de 1950 e 1960, e seus desdobramentos em experiências plásticas realizadas por artistas do movimento neoconcreto.
Palavras-chave: livro de artista, poetas concretos, experiências neoconcretas.

Abstract
This article examines the beginning of artist´s book in Brazil, from a new book conception built by concrete poets between the 50´s and 60´s decades, and its outspreads in experiences performed by artists of neoconcrete movement.
Key-words: artist´s book, concrete poets, neoconcrete experiences.

Wlademir Dias Pino, A Ave, 1956.

O livro de artista como lugar tátil


Meus caros,

É com prazer que publico a notícia de que defendi minha dissertação de mestrado na Universidade do Estado de Santa Catarina no dia 18 de setembro.

O título da dissertação é O livro de artista como lugar tátil, e logo estará disponível online para download.

Os participantes da banca foram:

Profa. Silvana Macêdo (minha orientadora | UDESC)
Profa. Regina Melim (UDESC)
Prof. Paulo Silveira (UFRGS)



Reproduzo o resumo/abstract abaixo:



Resumo
Nesta pesquisa analiso diferentes conceituações e definições relativas ao livro de artista, construídas por relevantes pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com o fim de colaborar na compreensão das especificidades do campo. Além disso, delineio considerações a respeito da forma livro como elemento estrutural na instauração desse tipo de trabalho artístico. Reflito também acerca das dimensões táteis observadas em livros que apresentam significativas características de fisicalidade e materialidade, a partir de minha experiência pessoal em folheá-los, à luz de conceitos da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Nesse sentido, é proposta a concepção de livro de artista como lugar tátil, lugar fundado pelo artista e fruído pelo folheador. Espaço de encontro entre corpo e livro, as páginas são assim consideradas como territórios para a experimentação de sensações táteis intensificadas. Nesta pesquisa discuto ainda a minha própria produção em livros, estabelecendo diálogos com obras e procedimentos de outros artistas. Meus trabalhos são abordados a partir de seus processos e de aproximações com os conceitos desdobrados ao longo da pesquisa teórica.
Palavras-chave: Livro de artista, tátil, fenomenologia.

Absctract
In this research I analyze different concepts and defi nitions of artists’ books, constructed by relevant Brazilian and foreign authors, in order to contribute to the understanding of specific debates in this field. Also, I make considerations regarding the book form as a structural element in the conception and construction of this kind of artwork. I reflect about the tactile dimension observed in books that present significant physical and material characteristics, taking into account my personal experience of leafing through such books, in the light of phenomenological concepts by Maurice Merleau-Ponty. In this sense, I propose the idea of the artist’s book as a tactile site, a site conceived by the artists for the fruition of the subject who leaves through the book. As a space for the encounter between the body and the book, the pages are considered as territories for the experimentation of intensified tactile sensations. In this research I also discuss my own bookworks, establishing dialogues with artworks and strategies by other artists. My artworks are examined from the point of view of the processes and affi nities with the theoretical concepts discussed throughout this research.
Key words: Artist's book, tactile, phenomenology .